sábado, 30 de abril de 2011

Como fazer uma apresentação usando o power point

Depois de várias experiencias frustradas com o recurso do power point, criei este pequeno guia. Mesmo estando em um espaço de educação e de uso constante desse recurso, muitas vezes vejo apresentações que não utilizam o power point de maneira eficiente e que acabam por tornar a apresentação monótona. O guia são dicas para fazer apresentações e não como usar o power point. Para quem tem dificuldades em usar o power point recomendo que apenas entre no programa e comece a explorar as possibilidades. Não é difícil, eu garanto. Portanto, aqui estão as dicas:

1- Seja minimalista - coloque em cada slide apenas as informações mais importantes. Se necessário, coloque mais slides e menos informação por slide. Um slide com muitas informações dispersa a platéia facilmente e dificulta as anotações. É preferível tenha mais slides do que muita informação concentrada.

2- Use sempre um fundo claro (não necessariamente branco) se sua apresentação for utlizar outro recurso que não seja a tela do computador. A definição de cores não é a mesma quando projetada e a luminosidade do local interfere nas cores, tornando-as menos contrastantes. Um fundo preto, com letra branca, pode dificultar a leitura dos slides.

3- Não use fundo e cor de letra parecidos, pois a luminosidade também interfere. Nunca fundo branco com a letra em amarelo, por exemplo. As vezes uma combinação fica ótima na tela do computador mas não quando projetada.

4- Figuras e gráficos ajudam a manter o interesse, mas nunca para "encher linguiça". Se você considerar importante não hesite em colocá-la, mas lembre-se de citar a fonte e relacioná-la com o que esta sendo apresentado.

5- Tamanho da fonte. Não coloque nada grande demais ou pequeno demais. O próprio programa já apresenta uma formatação padrão, mas é sempre possível modificá-lo. Apenas tenha bom senso. Títulos variam em torno de 30 e o texto, 24.

6- Vídeos também são interessantes, mas certifique-se de que ele abrirá e que o audio é de boa qualidade. Se não for, desista. Um vídeo incompreensível é um convite para a dispersão.

7- O uso de efeitos de animação é um bom instrumento, mas não deve ser usado em excesso, pois fica cansativo, principalmente se acompanhado de efeito sonoro. É interessante quando não se deseja mostrar toda a informação de uma só vez ou quando existe uma pergunta e você prefere que aconteça uma reflexão sobre o que esta sendo debatido antes de apresentar um ou outro ponto de vista. Nesse caso ele é muito útil e mais do que recomendado.

8- Não leia os slides, explique-os e complemente com outros pontos importantes. A quantidade de informação em cada slide deve ser minimalista, mas a sua apresentação não. Coloque em cada slide os pontos principais e a partir deles inicie a discussão/ explicação.

9- Salvar o arquivo. Pode até parecer bobo, mas ao salvar o arquivo você deve tomar cuidado com o tipo de arquivo que esta salvando. É recomendável que se salve o arquivo como 97-2003, e outro com a versão mais nova do programa. Em muitos lugares ainda se usa a versão antiga, e se você levar o arquivo salvo apenas na nova ele não abrirá, causando muito tumulto e frustração (principalmente para quem dedicou um bom tempo na apresentação). Então lembre-se sempre de salvar o arquivo na versão mais antiga também.

10- Observe a reação da sua platéia. A melhor maneira de saber se sua apresentação esta agradando ou dispersando é perceber como as pessoas interagem à sua apresentação. Tente deixá-la o mais interessante possível e mude de estratégia caso perceba que as pessoas não estão prestando a mínima atenção.

Ficou meio grande ne? Mas espero que ajude alguém na hora de preparar e apresentar usando o power point.

2 comentários:

  1. Com relação ao item 2, outro dia assisti a uma apresentação com o fundo marrom e a letra branca. Ficou bom, mas tenha cuidado sempre. Geralmente, para quem trabalha com o office 2007, o programa oferece algumas cores de letra que combinam com com o fundo escolhido. Apenas lembre-se de combinar cores contrastantes e de evitar o amarelo.

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  2. Fui em um congresso com um design famoso em que falava em italiano, mas os slides em inglês eram cinza com amarelo. Resumindo não se entendeu nada.

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