domingo, 19 de maio de 2013

Andamento da dissertação

Bem , tenho trabalhado na construção do primeiro capítulo da dissertação com bastante afinco tem quase um mês. Devo confessar que minha escrita é lenta, e precisa de muita inspiração e transpiração para conseguir produzir alguma coisa, mas depois de alguns dias, e vendo que ela saiu de meras 2 páginas para as atuais 25, não posso continuar mais tão descontente assim. A vida esta caminhando, e a dissertação, a duras penas, também (ou seria a vida que vai caminhando a duras penas?). Pretendo chegar as 30 páginas nesse capítulo, e considerando-se o número de citações que ainda pretendo usar, e que gosto de usar apenas 2 por páginas (da recuada, lógico.... ) acredito que ela ainda vai chegar facilmente nas benditas 30.

O capítulo 2 conta atualmente com 10 páginas, que pretendo transformar em 20, ou 25, assim que terminar, ou pelo menos chegar perto do fim do primeiro capítulo. Depois disso acredito que irei finalizar os dois capítulos sobre a análise dos meus dados e então partir para introdução, com a metodologia (que já iniciei) e finalmente as considerações finais.

Mas o mais difícil mesmo acredito que já passou, que era esse primeiro capítulo de revisão da literatura e que foi tirar leite de pedra. Quantas vezes a gente é capaz de falar a mesma coisa usando palavras e frases diferentes? Um viva para a criatividade. Então, ao que me parece, a constituição do esqueleto final da dissertação encontra-se assim neste momento:

Introdução + metodologia - 13 páginas (preciso de mais 7, no mínimo)
Capítulo 1                         - 25 páginas (preciso de mais 5)
Capítulo 2                         - 10 páginas (preciso de mais 10 ou 15)
Capítulo 3 (antes 4)           - 53 páginas (preciso de mais 7)
Capítulo 4                         - 19 páginas (preciso de mais 5 ou 6)
Considerações finais         - nem comecei ainda, mas acho que 7 páginas esta de bom tamanho.

Isso quer dizer que já tenho 120 páginas, e com as minhas previsões deve chegar a 160. 

Orgulho de mim senhoras e senhores!

Nem vou comentar minha vida pessoal porque ela anda tão bagunçada que eu escreveria páginas e páginas sobre ela, sem chegar a nenhuma conclusão, mas vou incluir aqui uma citação do Caio Fernando Abreu que me agrada bastante:

" Nada em mim foi covarde, 
   Nem mesmo as desistências.
   Desistir, ainda que não pareça,
   Foi meu grande ato de coragem".

Profundo hein?

Outra dia uma amiga minha de mestrado me falou uma coisa muito importante, nessa reta final não somos nós mesmas, tudo nos afeta muito mais profundamente do que normalmente e, portanto, devemos ter consciência desse nosso estado. Estou começando a chamar isso de TPM, tensão pré mestrado, e que agora convive constantemente com a minha pessoa, tipo best friends forever. Os florais continuam fazendo um efeito maravilhoso, e continuam a me ajudar a controlar a minha ansiedade.

Música do dia, em homenagem a um ex aluno muito querido que me enviou o link dela no face e que agora não sai mais da minha cabeça: Don't worry baby, dos Beach Boys, apesar deu gostar mais da versão com a mulher cantando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário